terça-feira, 26 de julho de 2011

Capital Nacional do ???

Você já parou para pensar se aquela cidade que você tanto gosta é Capital Nacional de algo? É.. e foi inspirada por Ibitinga, que acabei tendo a idéia de escrever esse post.
Algumas capitais são curiosas e outras surpreendentes, os produtos e alimentos comercializados mudam a rotina de seus habitantes e fazem a alegria dos turistas.

Confira algumas capitais e quais são suas surpresas:

- Capital Nacional do Bordado: Ibitinga/SP


Localizada no interior do estado de São Paulo, a pequena cidade é perfeita para compras de colchas, edredons, lençóis e outras coisas relacionadas ao lar.


- Capital Nacional do Lobisomem: Joanópolis/SP


Localizada na Serra da Mantiqueira, Joanópolis recebeu o título de Capital Nacional do Lobisomem graças a tese defendida por Maria do Rosário na Escola de Folclore de SP. E quebrou o mito do Lobisomem amaldiçoado, para dar lugar ao Lobisomem que dá sorte!


- Capital Nacional do Doce: Pelotas/RS


Graças aos imigrantes portugueses, Pelotas viu sua indústria doceira crescer na mesma proporção que a cidade. São doces finos, caseiros, compotas, geléias, doces cristalizados e em pasta.
É doce que não acaba mais !

- Capital Nacional do Boné: Apucarana/PR


O acessório que "faz a cabeça" dos brasileiros tem uma Capital Nacional só para ela.
Em 2010 José de Alencar deu o título para Apucarana, que abriga diversas fábricas de boné e que agora que fazer deles a sua marca registrada.

- Capital Nacional do Bichinho de Pelucia: Tabatinga/SP


A cidade onde a população trocou a laranja e a cana-de-açúcar por algo mais "fofo", garantiu a milhares de famílias uma renda familiar estável.
Agora é abraçar um ursinho e lembrar a quantidade de pessoas que ele faz feliz!


Conhece alguma Capital Nacional legal ou curiosa? Conte para a gente!

Published with Blogger-droid v1.7.2C

quarta-feira, 20 de julho de 2011

A Praia do Forte e suas tartarugas.

Em uma vila pequenina no meio de paisagens paradisiacas está a Praia do Forte, localizada na Bahia.
Fui até lá atraída pelas tartarugas do Projeto Tamar, mas o que encontrei foi muito além disso.

Estava hospedada em Salvador, então me dirigi ao centro para tomar o ônibus que iria direto para lá. Lembro-me que era um ônibus de viagens e que não me custou mais que. R$ 5. Uma viagem tranqüila que vale a pena ir bem cedo se estiver hospedado em outro lugar.

Na entrada dá vila, uma igreja pequena que formava uma paisagem perfeita juntamente com o mar que ficava bem próximo. Olhando para o outro lado, uma praia belíssima com barcos e passeando nas areias claras.

Tudo naquele lugar transmite calma, paz e dá uma vontade imensa de ficar!

O Projeto não eh muito grande, mas encanta, principalmente as crianças. São tanques com arraias, tubaroes, peixes e as adoráveis tartarugas. Dá para observar a desova e vê-las ainda filhotes e até conhecer a tartaruga mais velha do projeto.

Eh uma aula de vida e de amor aos animais, um lugar que eu voltaria com certeza e que um dia quero levar meus filhos.

Published with Blogger-droid v1.7.2

domingo, 3 de julho de 2011

Um navio rumo a folia da Bahia

Quem nunca ouviu falar do Carnavio, navio que vai rumo a folia da Bahia, com geralmente dois ou três dias ancorado na capital bahiana em pleno carnaval de Salvador?
Para muitos o Carnavio é sinônimo de bagunça, muitos beijos na boca e só o pessoal jovem está presente, mas depois de passar 08 dias a bordo do MSC Orchestra descobri que a verdade não é bem essa.

Para quem nunca passou um tempo a bordo de um navio posso dizer que a primeira sensação é de estar bêbado estando sóbrio, dá para entender? Bom, você anda pelos corredores meio cambaleando, principalmente nas primeiras horas quando ainda não conseguiu se desligar do balanço do mar, mas com o tempo você acostuma, a não ser que o mar esteja muito agitado, ai não tem jeito.

Os primeiros dias do navio é como um começo de festa, todo mundo meio tímido, sem muita bagunça, conhecendo o território. Sinceramente achei tudo muito calmo até chegar em Salvador.


Uma vez em Salvador, hora do primeiro desembarque, o único que é um caos! Sim, navio atrasado no porto, todo mundo atrasado para os blocos e uma bagunça enorme! Depois de uma longa fila, correria e afins, todo mundo desembarcou e correu para achar uma van, um táxi ou algo similar para chegar até o Farol da Folia!

Depois de Salvador, partimos rumo a Recife, mas o navio não parecia mais ser o mesmo. A piscina muito mais cheia, as pessoas muito mais simpáticas, as festas muito mais animadas.
Quando chegamos a Maceió, o nosso último destino antes de voltar para Santos, era clara a integração do pessoal, na praia do Francês a qual fomos passar o dia as turmas não tinham menos de 20 pessoas.



O navio é outro depois que começa a folia, mas o mais engraçado é que tudo opcional, se quiser ficar com alguém fica, se não quiser, não precisa fazer esforço, as pessoas que estão ali são na sua maioria bem resolvidas, sem ficar agarrando, forçando a barra, é tudo muito tranquilo.
E ao contrário do que dizem esse navio em especial não tem só jovens, na mesa ao lado da minha, sempre se sentava um casal de idosos, simpáticos e gentis. Na fila do bar conheci uma senhora que disse ter escolhido o navio porque queria sair no bloco da Ivete Sangalo em Salvador, e que se soubesse que era tão bom teria ido antes.

Chega a ser engraçado os mitos caindo por terra durante a viagem, a minha primeira viagem de navio, a minha primeira vez no carnaval de Salvador, uma grande descoberta.

Agora em relação ao navio, o Orchestra é bem grande, bonito e cheio de coisas para fazer, no último dia acho que consegui andar por todo ele, isso porque resolvi fazê-lo, na maioria dos dias a vida se resume em: cabine - piscina - restaurante - piscina - cabine - restaurante - festa - cabine.


A piscina é o point de todos os dias, a música rola solta o dia todo e o bom é chegar cedo para arranjar bons lugares no deck. Lá também acontece as festas, com um DJ e bares lotados.

As refeições em geral são boas, vi muita gente reclamando de não ter tempeiro ou tempeiro demais, mas eu particularmente não tenho do que reclamar. Tinhamos a opção de comer no que chamávamos de Bandeijão ou no restaurante a la carte. O Bandeijão tinha sempre as mesmas coisas, muito hamburguer, batata frita, salsicha, já o a la carte tinha um prato diferente a cada dia, mas era preciso chegar dentro do horário estipulado para comer lá.
Tinha também uma pizzaria, na qual comi uma margherita maravilhosa! Também, todos os chefs do navio são italianos.


As lojas são uma tentação para os consumistas, mas podem ser uma boa opção para quem fica atento as promoções, todos dias juntos a programação do navio eles mandam um folheto, o que mais achei que valia a pena levar eram os produtos de beleza e os perfumes.

Festas temáticas, as mais animadas, para quem realmente "veste" a camisa e se joga na diversão.



O pôr-do-sol no navio é um espetáculo a parte, vale o esforço de ficar acordado até amanhecer, é simplesmente a coisa mais linda do mundo, é estar no meio do mar vendo uma maravilha da natureza.



E depois de 08 dias a bordo, chega ao fim a viagem e dela eu levo mais uma lição, a sua "viagem" é você quem faz!

sábado, 2 de julho de 2011

Uma mulher sozinha pelo mundo

Todos meus amigos tem a mesma reação quando conto sobre as minhas viagens,' você é louca de viajar sozinha', ' você não tem medo?', ' por que não vai com alguém?'.

É engraçado, na minha primeira experiência sozinha, foi por acaso, combinei com uma amiga e em cima dá hora ela não pode ir, então eu resolvi me aventurar em Salvador eu, e eu mesma!

No início dá viagem é sempre bem estranho, principalmente se você não tem nenhum conhecido que possa te apoiar caso seja necessário, mas depois descobre que é muito bom, por quê?

1. A probabilidade de conhecer pessoas novas é maior, elas costumam ser mais simpáticas com quem está sozinho.
2. Você monta seu roteiro e segue se quiser e como quiser.
3. A viagem custa mais barato e é mais fácil controlar os gastos.
Se eu não gosto de viajar com outras pessoas? Gosto! Claro que gosto, mas são situações diferentes. Quando você quer se encontrar, se conhecer realmente a melhor opção é ir só.

A minha dica para começar a aventura é pesquisar muito, perguntar para conhecidos, comprar guias e tudo mais que conseguir, principalmente se for para fora do país. O que você não encontrar nos livros as pessoas irão te ajudar, não se preocupe.

Albergues, o melhor lugar para arranjar uma "nova turma". Café dá manhã, é sinonimo de ponto de encontro de turmas, sim, porque a essa hora você já fez amizade com seus colegas de quarto.

Viajar sozinha por um lugar que ainda não visitou eh uma experiência única.
Você deve estar pensando se não é perigoso, bom, toda cidade tem seus pontos não recomendados, ai que a pesquisa se torna um dos itens essenciais dessa viagem.

Lugares que já fui sozinha:



- Salvador: Sempre que estou triste, precisando pensar na vida, é pra lá que eu vou, sempre!
Agora tenho diversos amigos lá, mas toda vez é  uma nova experiência, sempre com mais amigos novos.

- Vitória e Vila Velha: Um dia queria muito ir a um show que iria acontecer lá e resolvi conhecer as cidades, me surpreendi! Cidades lindas, logo mais terei um post sobre elas.



- Florianópolis: Carnaval, Florianópolis e eu sozinha! Coisa de maluco? Não, coisa de quem conheceu lugares maravilhoso e que agora carrega amizades verdadeiras conhecidas lá.

- Natal - Um dos melhores albergues que fiquei e uma maiores turmas em poucos minutos. Primeiro café da manhã, 03 colegas de quarto e quando saimos para a praia estávamos em umas 15 pessoas, sim, fácil e rápido =P



- Cancun: O auge da loucura! O lugar da bagunça, da festa e eu sozinha, em uma das viagens mais maravilhosas que fiz! Mexicanos queridos que me ajudavam o tempo todo, casais de brasileiros que conheci nos passeios e também uma sueca tão louca quanto eu que estava com o pé na estrada fazia dois meses.

O que mais me deixa feliz, é que em todos esses lugares eu deixei amigos novos, pessoas que fizeram parte dá minha viagem sem estar nos meus planos, como se o acaso colocasse as pessoas certas no meu caminho.
Adoro viajar sozinha e em outubro tem mais!!

Published with Blogger-droid v1.7.2