Passeio de Gôndola
Para quem visita Veneza, não poder andar de carro é ótimo, uma vez que o meio de transporte é o mais famoso e mais romântico do mundo, a gôndola!
Conduzida exclusivamente por venezianos, a profissão é passada de geração para geração, aumentando ainda mais a magia dos passeios.
O que muitos não sabem é que o passeio não é barato, o melhor a se fazer é negociar com os gondoleiros um valor fechado, uma hora custa em média $100.
Faça o passeio no fim do dia, as 18hs ou as 19hs, os canais estão mais vazios e é possível apreciar o rio.
Harry's Bar
Tão famoso quanto as gôndolas é o Harry's Bar, quase um lar para os norte americanos, famoso pelo seu bellini, o bar serve mais de 200mil drinks desse por ano!
O drink custa $10 e o segredo do sucesso são os bons ingredientes, diz o proprietário.
Carnaval
Veneza e Carnaval foram feitos um para o outro, a festa dura dez dias e é celebrada com fantasias e máscaras, essas, feitas a mão! Carnaval em Veneza é a chance de viver suas fantasias e de se sentir em pleno século 18, com muito charme e muita elegância.
Lido
Considerada a faixa de areia mais legal de Veneza, The Lido possui os melhores e mais antigos campos de golf.
Uma cabana de praia toda estruturada, com mordomo e outras regalias, pode custar $10mil aqui.
Os Mercados de Rialto
O bairro de Rialto é o centro comercial da cidade, o mercado atrai milhares de visitantes por causa de sua diversidade de produtos.
Um ótimo lugar fazer compras e experimentar os pratos venezianos por valores mais baratos, detalhe, comer de pé faz com que você tenha descontos.
Palazzo Venier dei Leoni
Mostra de arte veneziana datada do século XIV ao século XIX, grande e popular, esse museu só permite a entrada de 180 visitantes por vez.
A herdeira norte-americana,Peggy Guggenheim trouxe sua coleção pessoal de arte para Veneza que hoje é abrigada no Palazzo Venier dei Leoni, palácio que ficou inacabado, e que teve apenas o térreo construído.
Além da bela coleção de Peggy, o museu tem também um café nos fundos da propriedade, com vista para o jardim das esculturas e para o grande canal.
O palácio é aberto ao público, exceto as terças-feiras.
Murano
Lar das fábricas de vidro soprados de Veneza, Murado fica a apenas quinze minutos de táxi aquativo e possui seu próprio canal para navegação.
Lá, é possível visitar as fábricas de vidro soprados, Murano é praticamente Veneza em miniatura.
O Palácio dos Doges
Grande e imponente palácio reconstruído no século XV, o Palácio dos Doges combina a arquitetura bizantina, gótica e renascentista e foi lar oficial de 120 doges que governaram Veneza.
Localizado na Praça de São Marcos, o palácio possui a maior pintura a óleo do mundo em um de seus salões.
O Grande Canal
Cercado pelos mais belos palácios da cidade, o Grande Canal é uma 'rodovia aquática' de 3km de extensão, ele faz todo o trajeto dentro da cidade de Veneza e a melhor opção para se viajar por ele, é o Vaporetto, um 'ônibus aquático' utilizado para a locomoção dos habitantes da cidade.
No primeiro domingo de setembro acontece a Regata, celebração histórica onde todos os olhares se voltam para o Grande Canal para então relembrar a grandiosidade que foi Veneza, as pessoas se aglomeram nas margens e nas pontes para ter uma melhor visão da procissão, cheia de cores, fantasias e muita alegria.
A Praça de São Marcos e a Basílica
"Ali está o coração de Veneza e a mais bela sala de estar da Europa!"
O Café Floria, um dos mais antigos da praça é um ótimo lugar para apreciar a paisagem, mas fique atento, os italianos não tomam cappuccino após as 11hs e determinam o valor a ser pago pelo lugar no qual se está sentado.
A Basílica tem seu campanário aberto a visitação e de lá pode-se ter uma das mais belas vistas de Veneza. Apesar de já ter sofrido dois incêndios, a Basílica continua a ser a mais bonita da cidade.
Para completar tanta beleza, ela possui ainda uma cripta muito procurada para realizar casamentos, que fica 1.20mt abaixo do nível do mar, porém, essa é proibida ser filmada e fotografada, aguçando assim mais a vontade e a curiosidade de moradores e turistas.
E como não poderia deixar de mencionar, Veneza possui os pombos mais bem alimentados do mundo! Eles já fazem parte da história dessa cidade, principalmente da Praça de São Marcos, onde turistas os alimentam e se divertem tirando fotografias com eles.